
Durante as décadas de 50 e 60, onde o Hard Bop teve o seu grande apogeu, muitos músicos de extremo valor se destacaram. Podemos citar alguns nomes, como Miles Davis, Jackie McLean, Grant Green e muitos outros de talento inquestionável. Um artista muito importante desse período e pouco lembrado é Sonny Clark. Mesmo com grandes contribuições, sejam elas como artista solo ou colaborador, Clark ficou mais conhecido apenas depois da sua prematura morte, em 1963, devido a uma overdose em decorrência do seu vício em heroína. Clark era homem que trazia um toque totalmente original nas suas raras composições, com melodias complexas e muito swing. Um dos motivos que pode ter levado Clark a ser pouco conhecido é o fato de que ele era muito mais colaborador do que artista solo. Clark tinha contrato com a
Blue Note e trabalhou com diversos artistas da gravadora como John Coltrane, Art Farmer, Donald Byrd, Jackie McLean e outros.
Sonny Clark deixou uma pequena discografia, mas que já é o suficiente para mostrar o quanto ele contribuiu. Sempre que vocês pensarem em Hard Bop de agora em diante, lembrem um pouco desse homem que teve uma vida curta, mas que deixou uma contribuição para vida toda.
Tracks:
01 - Cool Struttin'
02 - Blue Minor
03 - Sippin' at Bells
04 - Deep Night
Credits:
Kenny Burrell - Guitar, Sax (Alto)
Paul Chambers - Bass
Sonny Clark - Piano
Art Farmer - Trumpet
Jo Jones - Drums
Philly Joe Jones - Drums
Clifford Jordan - Trumpet, Sax (Tenor)
Pete La Roca - Drums
Alfred Lion - Producer
Jackie McLean - Sax (Alto)
Twitter
Link Quebrado?
Post Sem Foto?

1 comentários/comente ...:
Gostei da dica e vou procurar ouvir :) !
www.barbaraelzapereira.blogspot.com !
Postar um comentário