Publicado também no Andreinews
Twitter: @andreisfp
Também são as que inspiram os mais animados debates musicais sobre técnica e feeling de músicos como Charlie Watts, Keith Richards, Bill Wyman, Ron Wood, Mick Jagger e a galera da banda de apoio. Como costumo dizer, são as que mais me agradam.
E o mais legal de elaborar uma lista com esta é ficar pensando em quantas belezuras ficam de fora, e assim ter mais um motivo para exaltar a grandiosa obra desta banda.
1 - Ruby Tuesday – do Between the Buttons, 1967. Só a melodia vocal desta música já emociona. Jagger cantando grave no ao vivo Flahspoint, de 1991, com o piano de Chuck Lavell ao fundo, é de ouvir a vida toda. É esta versão que considero aqui.
2 - Jumpin' Jack Flash - single de 1968. Dos clássicos mais clássicos, como (I can't get no) Satisfaction, Brownsugar, Start Me Up, esta é a minha preferida. Considero a que tem o melhor riff entre todas as músicas da banda. Presente em praticamente todos os álbuns ao vivo, fica difícil dizer qual versão é a melhor. Aqui vai a original.
3 - Sympathy for the Devil - do Beggars Banquet, de
Ouça aqui
5 - Midnight Rambler – do Let it Bleed, de 1969. Blues da melhor qualidade, do álbum Let it Bleed. Em algumas versões ao vivo, ela começa com um solo de harmônica finíssimo do Mick Jagger e se arrasta por cerca de 10 minutos, alternando ritmos, mas sempre com uma pegada de blues incrível. A versão aqui é do show no Maracanã, de 1995.
6 - Wild Horses - do Sticky Fingers, de 1971. Que refrão! "Wild, wild Horses, couldn't drag me away". Muito toquei esta música no violão (a grosso modo), com os amigos na noite serrana.
7 - Loving Cup - do Exile On Main Street, de 1972. Gosto das estrofes, meio conversadas, meio choradas. E a imagem do refrão é ótima: “Me dê apenas um gole da sua taça de amor e eu cairei bêbado”. Também gosto de quando o Keith Richards facilita a vida dos violonistas meia-boca, como eu, com harmonias simples e belas, com esta.
9 – Waiting on a friend - do Tattoo You, de 1981. só o título já transmite a beleza desta canção. “Esperando por um amigo”. E a verdade é que tudo na música, letra, melodia, ritmo e harmonia, dizem a mesma coisa. Do prazer de “não estar esperando uma garota, mas apenas um amigo”.
0 comentários/comente ...:
Postar um comentário