Pesquisar este blog

26 de outubro de 2015

Ramsey Lewis: uma das maiores lendas vivas do jazz é atração do Gourmet Jazz Festival

Ramsey Lewis é atração do novo Gourmet Jazz Festival, que acontecerá em Novembro, em Águas de São Pedro-SP

Por Leonardo Alcântara

Aos 80 anos, trazendo na bagagem 3 prêmios Grammy e sete discos de ouro, o pianista americano Ramsey Lewis merece a consagração extraordinária de ser uma das maiores lendas vivas do jazz. Com uma sólida carreira, transitando entre as raízes da música americana e se arriscando até entre o R&B e a música POP, Lewis cravou o seu nome na história.

http://gourmetjazzfestival.com.br/

Nascido em Chicago, no dia 27 de Maio de 1935, Lewis foi trazido ao jazz por seu pai que dirigia um coral na igreja local e gostava de ouvir Duke Ellington e Art Tatum. Começou a estudar piano aos 4 anos e logo começou a acompanhar o pai no coro aos domingos. 

Aos 15 anos, montou a sua primeira banda de jazz, o Cleffs, que tocava jazz em bailes. 

Em 1956, junto com os ex-Cleffs, o baixista Eldee Young e o baterista Redd Holt, formou o Ramsey Lewis Trio. O trio se tornou respeitável no circuito de jazz de Chicago, o que lhe rendeu um contrato com a gravadora Chess Records, lançando seu primeiro álbum, Ramsey Lewis and His Gentle-Men of Swing.



Nos anos posteriores, continuou gravando com o seu trio, excursionando por todo os EUA e agregando ainda mais fãs de jazz. Destaque para os registros de Tribute to Clifford Brown (1958), em parceria com o vibrafonista Lem WinchesterRamsey Lewis Trio in Chicago (1960), em uma gravação memorável no clube Blue Note. 



Mas foi em mesmo em 1965 que o pianista alcançou o grande público e sua carreira deslanchou com a gravação do disco The In Crowd. onde a faixa-título do álbum rendeu a Lewis o seu primeiro disco de ouro, alcançando o 5° lugar das paradas pop e o Grammy de Melhor Performance de Jazz.Gavado entre os dias 13 e 15 de maio daquele mesmo ano, Lewis leva à loucura a plateia do Bohemian Caverns, em Washington, com o seu jazz mesclado com soul e pop, onde gritos, palmas e assobios são constantes de uma platéia empolgada e impressionada. tamanha a energia daquela gravação.



Em 1966, mais dois hits de sucesso, "Hang on Sloopy" e "Wade in the Water", que alcançaram mais 1 milhão de cópias, atraindo para Lewis, admiradores além da vertente do jazz.



Nas décadas seguintes, seguiu sendo um dos nomes mais ativos da cena jazzística e também do R&B. Seu senso criativo e sua mente aberta para outros caminhos, fez de Lewis um verdadeiro clássico da música negra americana. Seu sucesso e uma carreira sólida, não foram suficientes para acomodar Lewis. Nos últimos anos, além de apresentar um programa de rádio, apresentou com muito sucesso, o programa de televisão Legends of Jazz, onde passaram diversos artistas em performances ao vivo, como Al Jarreau, Dave Brubeck e os brasileiros Ivan Lins e Oscar Castro Neves



Gourmet Jazz Festival

Ramsey Lewis se apresentará pela primeira vez no Brasil, dia 21 de Novembro, em um show imperdível para o novo Gourmet Jazz Festival, que levará boa música e gastronomia para Águas de São Pedro, cidade à 180 Km de São Paulo. Para o show aqui no Brasil, Lewis trará o repertório do seu mais recente cd, Taking Another Look, que contará com a colaboração de músicos que participaram desta gravação, como o guitarrista Henry Johnson, o baixista Joshua Ramos, o baterista Charles Heath, além do tecladista Tim Gant. JM

SERVIÇO

Gourmet Jazz Festival 2015
Dias 20, 21 e 22 de novembro de 2015
Grande Hotel São Pedro
Centro de Eventos e Convenções Municipal
Águas de São Pedro - SP
Realização: Atitude Cultural
Patrocínio exclusivo: Cielo
Apoio: Senac

Mais informações: Marcus Colacino: 11 99881-5959

Assessoria de Imprensa: Ivan Chagas: ivanchagasp@gmail.com
Share on :

0 comentários/comente ...:

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all