Pesquisar este blog

28 de setembro de 2015

Com virtuosismo e sem clichês, Lori Bell revisa o lado B de Djavan



Lori Bell
Título: 'The Music of Djavan'
Gravadora: Resonance Records

Por Leonardo Alcântara

Há quase 40 anos, em 1976, Djavan iniciava a sua carreira fonográfica com um estrondoso sucesso: o samba Flor-de-lis, gravado no disco “A voz, o violão, a música de Djavan”. Aquela melodia grudenta aos ouvidos e aquela letra triste, mas ao mesmo tempo alegre, apresentava ao país aquele que viria a se tornar um dos mais criativos e importantes artistas brasileiros. Quem apostou que aquele rapaz franzino e de voz aveludada iria romper as fronteiras do país e conquistar uma legião de fãs pelo o mundo, foi certeiro. Não tardou para Djavan conquistar o eixo EUA-Europa-Japão, tendo suas músicas gravadas por nomes de peso, como Al Jarreau, Carmen McRae e Stevie Wonder.

Revisar um artista reconhecido mundialmente por um som de sotaque jazzístico, de harmonias complexas e melodias peculiares, pode não ser tarefa das mais fáceis, mas a flautista americana Lori Bell resolveu apostar no desafio de revisar o universo plural de Djavan e conseguiu com muita autoridade, desenvolver um trabalho virtuoso, sem clichês, valorizando os atributos criativos do compositor alagoano.



Em 'The Music of Djavan', Lori Bell descarta ritmos clássicos e radiofônicos, tão revisitados e executados no Brasil e aposta no lado B de Djavan, como "Jogral", "Liberdade", "Obi" e "Canto da Lyra". Mesmo quando executa canções mais famosas, como "Álibi" e "Faltando um Pedaço", percebemos um frescor autoral. e a autenticidade de uma artista que soube transformar o óbvio e fazer desse álbum, um tributo que foge à regra de meras regravações.



A recriação da obra de Djavan, passa pela a a compreensão desse artista e surpreende que uma americana, até então um pouco conhecida do grande círculo de jazz tradicional, tenha feito com tamanha autoridade. Acompanhada por Tamir Hendelman (Piano), David Enos (Baixo), Enzo Todesco (bateria), Anna Gazzolla (Percussão e Voz) e Angelo Metz: (Guitarra), Lori e seu time jogam sobre as aquarelas e produzem 'djavaneios' geniais! O samba sincopado, o toque sofisticado e o afro-jazzístico de Djavan estão todos aqui para dar orgulho ao homenageado e deixar muito brasileiro boquiaberto.

O virtuosismo da flauta de Lori e as interações contrastando com piano e baixo são um atrativo à parte. Apostando em modulações irregulares, mesclando o sublime com o swing, Lori nos apresenta um registro ímpar, que vale pela a coragem, pela a ousadia e pelo o talento. JM

http://www.loribellflute.com/
http://www.resonancerecords.org/

Share on :

0 comentários/comente ...:

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all