Pesquisar este blog

1 de outubro de 2015

Phil Woods: O último sopro do mensageiro de Deus

"Eles dizem que Charlie Parker era Deus. Nesse caso, eu sou o seu mensageiro "

Phil Woods em sua última apresentação, dia 4 de setembro. Foto: Nate Guidry / Post-Gazette

Por Leonardo Alcântara

Saiu de cena, no último dia 29, terça-feira, vítima de um enfisema pulmonar, o saxofonista Phil Woods. Mais do que um grande expoente da linguagem do Bop, Woods foi quem melhor interpretou e deu continuidade ao legado de Charlie Parker. Apelidado de o novo 'Bird', Woods foi responsável por manter viva a meteórica trajetória de Parker, além de ser dono carreira produtiva, tendo como marca a excelência e a qualidade.

Seu final não poderia ter sido mais apropriado. Há 3 semanas, no dia 4 de setembro, Woods anunciou a sua aposentadoria, em Pittsburgh, onde ele, juntamente com a Orquestra Sinfônica da cidade, prestou homenagem ao álbum Charlie Parker With Strings. Ele se apresentou com um tanque de oxigênio ao seu lado, do qual ele disse que era o seu 'amplificador'. Woods fez o anúncio da aposentadoria, alegando motivos de saúde e compartilhando parte de sua história, pouco antes de tocar "Rocker", de Gerry Mulligan.

Muito do que aprendi a amar no Jazz foi pela mensagem que tive a oportunidade de captar de seu sax alto. A limpidez, a sutileza, mas também um swing ímpar, de um timbre único, que era a sua marca registrada.

Uma das melhores coisas que eu ouvi na vida, foi o seu solo em "Monk´s Moods", naquele lendário The Thelonious Monk Orchestra at Town Hall. Diante de um visceral Thelonious Monk, eis que surge um sublime Phil Woods com um daqueles solos que paralisam o coração da gente. Sutilezas e belezas que Woods sabia fazer como poucos.

Não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, o que atenua um pouco mais a minha tristeza. Mas já que se trata de um mensageiro de Deus, nada melhor do que ser o mensageiro do mensageiro e no que depender de mim, sua obra estará sempre viva. É o mínimo que eu posso fazer, já que eu não tive a oportunidade de dizer pessoalmente, "eu te amo, muito obrigado por tudo".  JM
Share on :

0 comentários/comente ...:

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all